A ideia é fazer uma matéria sobre as pesquisas científicas realizadas na UFRJ, especialmente na área de Ciências Humanas. Estamos costumamos a ver os resultados das pesquisas feitas nas universidades federais estampados na mídia em meio a contextos aplicados, de acordo com um interesse específico. Cientistas políticos e historiadores são convidados a contar um pouco da formação do país ou dar suas opiniões e sugestões para a melhoria de problemas sociais. Essa matéria pretende ir no sentido inverso, revelando os bastidores dessas pesquisas. Uma característica interessante que poderia ser ressaltada é a disparidade existente entre o enfoque que pesquisas científicas recebem em detrimento às das ciências humanas. Muitas pessoas desconhecem seus procedimentos ou, até mesmo, sua existência.
Seria importante destacar os desafios e principais problemas enfrentados por alunos e professores. Através de entrevistas eles poderiam esclarecer o que precisa mudar, qual o papel de órgãos como o CNPq e a Faperj e, de repente, até traçar um paralelo com os estudos realizados em outros países.
Uma possível coordenada é aproveitar o gancho dos 90 anos da UFRJ e fazer um levantamento do número de pesquisas já realizadas ou das mais relevantes e premiadas. Dentre as fontes utilizadas estão professores e alunos atuantes. Um bom gancho para a matéria será a Jornada de Iniciação Científica, que acontecerá de 4 a 8 de outubro, momento oportuno para a realização de quatro a seis entrevistas e coleta de dados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário