Por Gregory Kaskus
A Cidade do Cabo, ou Cape Town, é um dos destinos turísticos mais procurados no mundo. Famosa por suas belezas naturais, ela é também a segunda maior cidade da África do Sul e tem como uma de suas principais características a miscigenação de culturas e de programas a serem feitos. Cosmopolita como poucas, a Cidade do Cabo une holandeses, ingleses, franceses, judeus, muçulmanos, negros e brancos, dentre outros. Isso é fruto da histórica localização estratégica nas rotas marítimas comerciais dos europeus às Índias.
Começar por conhecer as famosas e belíssimas praias da cidade impressiona qualquer turista. As opções são diversas e para os mais variados gostos: Clifton é repleta de artistas e modelos locais e internacionais e Bikini Beach é uma pequena e excelente praia para se relaxar, nadar e mergulhar em águas límpidas e não muito frias. O dia pode ser encerrado em Dolphin Beach, onde são tiradas belas fotos do pôr-do-sol, mas não sem antes dar uma passada em Boulders Beach e interagir – pode-se até mesmo nadar – com pinguins africanos.
Table Mountain é uma atração à parte. Principal montanha da Cidade do Cabo, seu nome foi dado em alusão ao seu formato, que lembra o de uma mesa. Do topo, tem-se uma vista completa da península em que está a cidade. As alternativas para subir a montanha seguem o estilo da cidade, ou seja, são diversas. Há um bondinho, como o do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro, trilhas e até mesmo uma escalada com direito a rapel, para os “aventureiros”.
Não há apenas maravilhas naturais na Cidade do Cabo. Para os turistas que gostam de maravilhas feitas pelo homem, conhecer o Green Point Stadium é um ótimo programa. Moderno e com uma arquitetura que chama a atenção, o estádio foi construído exclusivamente para a disputa da última Copa do Mundo de futebol e sediou jogos importantes, como uma semi-final do torneio.
História e modernidade misturam-se na África do Sul e, principalmente, na Cidade do Cabo. Por isso, há diversos museus na cidade. O Museu do Distrito Seis, que conta a história de famílias segregadas pelo regime do Apartheid, é parada quase que obrigatória. Outro passeio de cunho histórico importantíssimo – e por isso extremamente famoso – é a visita a Robben Island. Esta ilha foi usada como prisão política durante o regime de segregação racial e foi onde esteve preso por quase 20 anos o líder Nelson Mandela. Sua cela foi mantida conservada e pode ser visitada, assim como toda a prisão.
Para completar a viagem, vale dar uma volta, ou muitas voltas, no V&A Waterfront. O complexo turístico-comercial é um dos destinos mais procurados na Cidade do Cabo, pois há de tudo: outlets, lojas de departamentos, feiras de antiguidades, passeios de helicóptero ou de barco, teatros e até mesmo um aquário gigante, o Two Oceans Aquarium, que tem esse nome por conter espécies dos oceanos Índico e Atlântico. Também há restaurantes e é interessante registrar que, para os amantes de vinhos, a África do Sul é o oitavo maior produtor da bebida.
Com tantas opções para os mais variados gostos e tipos, é impossível não se deliciar com a Cidade do Cabo. Aproveitar cada minuto da estadia na cidade é fácil. Difícil, porém, é aproveitar tudo o que a cidade tem para oferecer em uma única viagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário