quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Cidade do Cabo: Paraíso ao sul da África


Por Débora Ribeiro Coelho

A chamada “Cidade Mãe” da África do Sul reserva belezas naturais únicas e uma riqueza histórica e cultural que merecem ser conhecidas de perto. A Cidade do Cabo chega a ser comparada ao Rio de Janeiro dada a hospitalidade de seus habitantes, suas praias e miscigenação.

A cidade foi descoberta em 1488 pelo português Bartolomeu Dias em uma de suas viagens às Índias. Em pouco tempo a região foi tomada pelos holandeses e ingleses e transformada num entreposto comercial, a chamada Companhia Holandesa das Índias Orientais. Essa herança histórica e cultural de raízes europeias se faz presente por todos os lados, desde a arquitetura até o estilo de vida local. Grande parte de suas histórias e tradições são recontadas em inúmeros museus.

Hoje, a Cidade do Cabo é a capital legislativa da África do Sul e da província Western Cape (Cabo Leste). Possui um importante centro industrial e comercial constituindo um notável polo da economia do país. As atividades turísticas também ganham espaço já que por lá o exótico e o exuberante coexistem.
 
O principal cartão postal da cidade é a Table Mountain (Montanha da Mesa) com seus 1088m de altura. Os turistas podem fazer um belo passeio numa espécie de “bondinho” que permite uma visão 360° da Cidade do Cabo. Os mais aventureiros podem fazer o trajeto de rapel.

O tour continua pelos locais históricos, em especial os museus. Os bairros locais são muito interessantes culturalmente. O bairro malaio Bo-Kaap, com suas casas muito coloridas, é apenas uma amostra da riqueza de culturas que inunda a cidade. Nela, também estão presentes comunidades judaica e islâmica.

Passear pelos jardins e fazer um piquenique em meio a natureza é outro programa imperdível. O espaço amplo é ideal para as crianças brincarem. Um passeio pela Garden Route (Rota Jardim) permite conhecer uma extensa faixa da costa com toda riqueza de sua fauna e flora.

Há, ainda, vinícolas que podem ser visitadas para apreciar o famoso vinho africano. Quanto à gastronomia, é imprescindível experimentar ao menos uma iguaria da Cidade do Cabo. As samoosas, espécie de croquetes de massa de pastel recheado com carne ou vegetais ao molho condimentado, não podem deixar de serem degustadas.

Para fazer compras também não faltam opções. Um exemplo é o Victória & Alfred Waterfront onde se concentram grande quantidade de lojas, cafés e bistrôs. Durante a noite a diversão está garantida pela variedade de bares e restaurantes com boa comida e música.

Os turistas que vão à Cape Town costumam aproveitar para conhecer a reserva natural do Cabo da Boa Esperança e Robben Island, ilha que serviu de prisão para ativistas políticos como Nelson Mandela durante o apartheid, hoje considerada Patrimônio Histórico Nacional.

• O que fazer?
- Vergelegen Wine State: A vinícola, o edifício histórico e as terras estão localizados a apenas 40 minutos de carro do centro da Cidade do Cabo, perto da cidade de SomersetWest, na Rota do Vinho de Helderberg. O local é internacionalmente conhecido pela qualidade dos vinhos e a preservação da área ao entorno, com belos jardins.
Vergelegen remonta ao ano de 1865, quando a Cidade do Cabo ainda abrigava a Companhia Holandesa das Índias Orientais.
A entrada custa R10 para adultos e R5 para estudantes e idosos. O local está a Berto diariamente das 9h30 às 16h.

 - Birding: É uma área do ecoturismo que vem se expandindo internacionalmente. Na Cidade do Cabo é possível conhecer mais de 610 aves registradas. O avitourism contempla uma excursão guiada, com folhetos explicativos por uma área fascinante pela sua biodiversidade e beleza natural. 
 Para participar de uma dessas excursões orientadas há vários operadores turísticos especializados na observação de pássaros. Para mais informações entre em contato com Cidade do Cabo Turismo +27 (0) 21 487 6800.


- Iziko South African Museum: Fundado em 1825, o museu está situado no Company Garden. A coleção do museu varia desde fósseis e ferramentas da Idade da Pedra até vestuário e artefatos antigos e modernos, que representam a história natural e cultural. Há também exposições temporárias que já abordaram temas do passado como a história do jornal ou a cultura do deserto.
Uma das características mais impressionantes do museu é o Walle Well (Poço da Baleia) que abriga moldes de criaturas marinhas em tamanho real.
Os visitantes com mais de 16 anos pagam apenas R15; idosos e estudantes pagam R5 e menores de 16 anos entram gratuitamente.

• Como chegar?
Para chegar à Cidade do Cabo você deve embarcar para Johanesburgo, na África do Sul. De lá há voos para seu destino com duração de aproximadamente duas horas. Do Brasil, há apenas dois voos diários que saem de São Paulo para a capital africana. O Aeroporto Internacional fica a 22 km do centro da cidade e o traslado de táxi dura, em média, 25 minutos.
É possível fazer o trajeto Johanesburgo-Cidade do Cabo de trem. O percurso é mais longo, mas oferece a oportunidade de conhecer outras cidades. Há apenas três saídas por semana.

- The Blue Train
Cape Town reservation office
Tel: 27 (021) 449 2672
Fax: 27 (021) 449 3338
info@bluetrain.co.za

• Onde ficar?

Hotéis intermediários e albergues:
- Mountain Manors Backpackers
21 Breda - Street, Garden
Tel: 27 (021) 461-7200
www.mountainmanor.co.za
- Afrique du Sud Backpackers
5a St Johns Road - Sea Point
Tel: 27 (021) 439-9028
www.afriquedusudbackpackers.co.za

Hotéis (4 e 5 estrelas):
- Bella Tramonto Luxury Beach Front Guest House
13 Venus Circle - Sunset Beach
Tel: 27 (021) 555-1302
www.bellatramonto.com
- Boulders Beach Lounge
4 Boulders Place - Simon's Town
Tel: 27 (021) 786-1758
www.bouldersbeach.co.za

Uma dica! Para quem vai com um grupo grande ou com a família e vai ficar mais tempo na cidade, vale a pena alugar uma casa.

• Onde comer?
- Cape Town Fish Market
Shop 21 1st Floor, The Promenade Victoria Road, Camps Bay, 8005 Cape Town
www.ctfm.co.za
- La Perla
Beach road seapoint, cape town, 8001 Cape Town
Tel: 27 (21) 439-9538
www.laperla.co.za
 
• Aluguel de carro
A cidade pode ser facilmente percorrida de metrô, mas vale a pena alugar um carro. Além de ser barato, oferece maior liberdade para o turista. Antes de viajar é necessário providenciar um certificado de habilitação internacional.
- Car Rental Services - CARS
Aeroporto
Tel: 27 (021) 553 8000
cars@rcjm.co.za
- Avis
Cape Town International Airport
Tel.: 27 (021) 934-0330
 

Informações úteis:

•    Clima: No verão a temperatura fica entre 15º C e 29º C. Já no inverno, entre 4º C e 12º C.
•    Moeda: Rand
•    Câmbio: R1 = R$ 0,24.
•    Idioma: Apesar dos demais dialetos tribais sul-africanos, o inglês é suficiente para se comunicar.
•    É necessário apresentar o Certificado Internacional de Vacina contra a febre amarela para entrar no país.
•    Não é necessário visto para brasileiros para a permanência de até 90 dias.
•    Fuso horário: São 5 horas a mais que o horário de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário