Antiga rota dos europeus para as Índias, Cidade do Cabo vira o maior destino turístico da África
Por Rafael Soares
Litoral da cidade, visto de cima |
Se, na segunda metade do século XV, o ponto extremo da África era símbolo de esperança e alívio para os navegantes europeus que rumavam para as Índias, hoje esse mesmo ponto é sinônimo de relaxamento e diversão para turistas do mundo todo. Cheia de histórias para contar e riquíssima no quesito beleza natural, a Cidade do Cabo já entrou há algum tempo no roteiro dos viajantes mais curiosos e ávidos por novidades. No entanto, após os investimentos em infra-estrutura decorrentes da Copa do Mundo de 2014, a cidade se prepara para entrar na rota dos destinos turísticos mais visitados do mundo.
O principal atrativo da cidade, responsável por torná-la o maior destino turístico da África, é sua beleza natural. Por estar localizada no extremo Sul do continente e ser banhada pelos Oceanos Atlântico e Índico, possui um clima mediterrâneo, úmido e ameno, além de uma natureza exuberante, misturando elementos típicos de floresta tropical com espécies litorâneas. Ainda completam o aspecto paradisíaco da paisagem a pitoresca geografia do local, situado entre uma baía (a Table Bay) e uma montanha (a Table Mountain), símbolos do local. Entre as atrações imperdíveis para os amantes da natureza se destacam: a subida de teleférico até o topo da Table Mountain, cujo topo é plano e tem 3 km de extensão, o Cabo da Boa Esperança, com sua vista estonteante e sua fauna selvagem, composta de babuínos e avestruzes entre outros animais, e Praia de Boulders, que em setembro, recebe a visita de pinguins, para deleite dos visitantes.
Outro ponto que vem trazendo cada vez mais famílias para a cidade é a busca por conforto e tranqüilidade. Por conta do aumento substancial no número de turistas nos últimos 20 anos, houve uma nítida melhora na infra-estrutura do local, o que inclui malha de transportes, segurança e, principalmente, opções de hospedagem e atrações turísticas. Atualmente, há hospedagens para todos os gostos e preços. No entanto, o que chama a atenção é a grande quantidade de hotéis de luxo, que primam pelo requinte, oferecendo belas vistas e grandes aposentos em suas charmosas construções em estilo colonial, como é o caso do Bela Tramonto e do Mountain Manor. Fazem parte também do “circuito do charme” da região locais como o elegante bairro de Bo Kaap, com suas casas coloridas e mesquitas compondo um verdadeiro cenário de filme, e o Victoria & Alfred Waterfront, espaço reservado ao entretenimento, repleto de lojas e restaurantes especializados em culinária local, com destaque para a carne de avestruz, uma das mais consumidas do país.
Casario do bairro de Bo Kaap |
No entanto, o lazer não é o único objetivo dos turistas que visitam essa bela cidade no extremo sul do continente africano. Esse lugar também é rico por sua cultura, economia e importância política e histórica. Localizada na Costa da Baía da Mesa, a Cidade do Cabo, segunda maior da África do Sul, somente atrás de Johanesburgo, é a capital legislativa da África do Sul. Devido à forte presença de holandeses no local, a cidade se desenvolveu rapidamente a partir do século XVII, quando o primeiro assentamento holandês de estabeleceu na região. Logo se tornou pólo econômico e cultural do país, só perdendo o posto para Johanesburgo após a descoberta de ouro na região onde atualmente se encontra a capital do país. Atualmente, abriga o Parlamento Nacional e muitos escritórios do governo.
A importância política e histórica do local não termina por aí. Foi em seus arredores, mais especificamente na Robben Island, ilha localizada perto da costa da cidade, que importantes presos políticos do Apartheid, como Nelson Mandela e Walter Sisulu, foram mantidos durante o regime. Esse período também deixou outras marcas na cidade, que passaram a ser, ao mesmo tempo, monumentos turísticos e lembranças de um tempo que o povo sul-africano prefere esquecer, como a antiga Assembleia do regime do Apartheid, aberta à visitação todos os dias da semana.
Como chegar?
De avião: A TAM tem vôos diários com duas escalas, em São Paulo e em Johanesburgo. Os preços variam a partir de R$2000. O Aeroporto Internacional fica a 22 quilômetros do centro da Cidade do Cabo. O traslado de táxi demora em média 25 minutos.
Onde ficar?
Montain Manor: Localizada ao pé da Table Mountain, esse hotel é um dos mais procurados por turistas na Cidade do Cabo. Cada uma de suas três restauradas construções, datadas de 1852, oferece um tipo de acomodação, para todos os preços e gostos. 17 Breda Street. Tel: (+27) 21 461 7200. www.mountainmanor.co.za.
Bela Tramonto: De frente para o Oceano Atlântico, esse luxuoso hotel oferece espaçosos aposentos para turistas requintados. Todos os quartos possuem minibar, televisões com conversor digital e vista para o mar. 13 Venus Circle. Tel: (+27) 21 555 1302. www.bellatramonto.com/main.html.
Onde comer?
The Showroom: Capitaneada pelo renomado chef Bruce Robertson, esse exótico restaurante (começando pela sua localização, ao lado de uma loja de carros de luxo) é um dos mais badalados da cidade. Seu menu balanceia delícias da culinária local (com destaque para os frutos do mar) com inovações culinárias que dão ao restaurante a cara de seu talentoso chef. 10 Hospital Street, Harbour Edge, Green Point +27 (0)21 421 4682 www.theshowroomrestaurant.co.za
Five Flies: Restaurante, lounge e, ao mesmo tempo, bar. É difícil definir o Five Flies. De almoços executivos a pequenos antipastos com cerveja, esse restaurante no centro comercial da cidade atende a todos os gostos. 14-16 Keerom Street. Tel: (+27) 021 424 4442. www.fiveflies.co.za.
Table Mountain Cafe: Ambiente arejado, comida típica sul-africana barata. Perfeito para aqueles que querem uma bela barganha. Tafelberg Road.
Onde ir?
Pinguins na Praia de Boulders |
Bo Kaap: O bairro muçulmano da cidade, com suas construções coloridas e mesquitas, é um dos locais mais visitados por turistas. Antigamente conhecido como “Bairro Malaio”, o bairro tem uma grande colônia de muçulmanos descendentes de escravos de Java e da Malásia. Atualmente, entrou no roteiro turístico da cidade como um local charmoso e aprazível.
Robben Island: Localizada perto da costa da cidade, essa ilha se tornou patrimônio mundial da humanidade após o fim do apartheid na África do Sul. Abrigou, dentro dos muros de sua prisão, prisioneiros políticos do regime, como Nelson Mandela e, mais tarde, Walter Sisulu. Está aberta todos os dias das semanas e os bilhetes podem ser adquiridos também pela internet.
Praia de Boulders: Famosa por abrigar pinguins em seu habitat natural. Setembro, mês em que as aves botam seus ovos, é o mês perfeito para conferir esse verdadeiro show da natureza.
Quando ir? A alta temporada vai de janeiro a março, quando os dias são ensolarados e quentes. No inverno, as temperaturas variam muito da noite para o dia.
O que levar: Como as temperaturas podem variar muito na cidade do Cabo, é necessário estar preparado, principalmente no inverno, quando, em um mesmo dia, a temperatura pode variar de 25 a 5ºC. Por isso, os visitantes devem ir preparados, levando roupas mais quentes, para dias mais frios, e também roupas leves, para caminhadas e passeios.
Câmbio: 1 rand sul-africano equivale a R$0,24.
Nenhum comentário:
Postar um comentário